quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TEXTO SOBRE O RESUMO DO LIVRO: JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

A EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO

O ser humano se movimenta sempre de uma forma simbólica e expressiva para discutir a necessidade de uma educação de “corpo inteiro”. Parte-se do pressuposto de que é preciso romper com a “cultura do imobilismo e do silêncio”.
A criança é formada por “corpo e mente” ambos indissociáveis e complementares. É bom que se entenda desde já que nós não temos um corpo, e sim que nós somos o corpo.
A proposta de uma “educação de corpo inteiro” deve ser incorporada pela escola, valorizando as brincadeiras os jogos e a imaginação, porque apesar de algumas habilidades motoras a serem desenvolvidas na família, não se pode negar a importância dos primeiros anos da escolaridade.
Por meio de diferentes jogos e outras atividades lúdicas, há a possibilidade de fomentar, no espaço escolar, a expressão e o aperfeiçoamento dos movimentos e das habilidades motoras da criança, contribuindo para o seu desenvolvimento integral, possibilitando-lhe uma formação mais humana.
Cabe, ao professor, ajudar a criança a usar o seu corpo para aprender os elementos do mundo e suas relações espaços-temporais, base para uma formação integral e autônoma,pois a aprendizagem depende essencialmente da tomada de consciência em relação ao seu esquema corporal.
O movimento é indispensável para o equilíbrio físico, cognitivo, social e afetivo, os quais, por sua vez, são condicionantes do desenvolvimento motor.
As brincadeiras, os jogos e demais atividades físicas são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade infantil. Assim, conhecer jogos, brincadeiras e refletir sobre os tipos de movimentos que o envolvem é uma condição indispensável.
Os jogos, brincadeiras e músicas estão ligados a todos os tipos de conhecimento e são agentes facilitadores na construção dos mesmos.



REFERÊNCIA BRIBLIOGRÁFICA

CENTURIÓN, Marília...[et.al.]. Jogos, projetos e oficinas para educação infantil. São Paulo: FTD, 2004. 272 p.

Nenhum comentário: