quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS


É nas series iniciais onde os alunos são alfabetizados. A presença da avaliação é muito importante para verificar as aprendizagens dos alunos, as competências que ele atingiu e o que precisa melhorar.
A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos.
A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem se constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica de organização do trabalho escolar e, portanto, legitimador do fracasso, ocupando mesmo o papel central nas relações que estabelecem entre si os profissionais da educação, alunos e pais. Os métodos de avaliação ocupam, sem duvida espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. Avaliar, neste contexto, não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é simplesmente atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinadas disciplinas.
Para avaliar um aluno é preciso analisar uma serie de fatores em relação a ele, tais como a realidade de sua vida, a estrutura de sua família, a aprendizagem do que foi ensinado e etc.
Se as nossas metas são educação e transformação, não nos resta outra alternativa senão juntos pensar uma nova forma de avaliação. Romper paradigmas, mudar nossa concepção, mudar a prática, é construir uma nova escola.
Na escola investigada a avaliação é realizada de maneira contínua, onde é valorizado cada avanço do aluno, assim como seu interesse e esforço. Os instrumentos utilizados para avaliar as aprendizagens dos alunos são trabalhos coletivos e individuais, esforço e interesse do aluno, participação em sala de aula e avaliações parciais.

Nenhum comentário: