quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A avaliação na educação infantil é um procedimento de fundamental
importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pela
criança.
É através da avaliação que o professor pode perceber se seu método de ensino está sendo adequado para aquele grupo/classe.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, referente à Educação Infantil, artigo 31, preconiza que: "(...) a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". A esse respeito, julgamos oportunas as considerações de HOFFMANN (2002), quando afirma que quem procura um médico está em busca de pelo menos duas coisas: um diagnóstico e um remédio para seus males. "A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhor aprendizagem''.
Assim, no espaço da Educação Infantil, a escola deve oportunizar a criança um ambiente físico e social onde ela se sinta acolhida e segura para enfrentar desafios.
De acordo com Hoffmann (1996), a avaliação deve ser mediadora, onde “mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu processo de desenvolvimento”.
A avaliação não deve ser encarada como um julgamento, pois isso seria uma forma de classificar e estigmatizar as crianças, não levando em conta os acontecimentos que acompanham todo o cotidiano em questão, onde todos são avaliados.
Assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora, onde o professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo sobre a criança, sobre o grupo, sobre a sua prática pedagógica, sobre a instituição.
Muitas escolas optam pela avaliação processual, isto é, refere-se ao desenvolvimento da criança de forma global e consideram o ritmo de aprendizagem de cada um. Esta sendo realizada diariamente.
A criança precisa ser avaliada em muitos aspectos: social, emocional, motor e cognitivo, por isso, na Educação Infantil, a avaliação não pode ser restrita a atividades no papel ("provinhas"). A avaliação deve ser diária e em todas as atividades realizadas, inclusive nas brincadeiras e jogos.
Portfólio, dossiê, relatórios de avaliação, todas essas nomenclaturas se referem, no sentido básico, à organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagem do aluno que ajuda o educador, os próprios alunos e as famílias a ter uma visão evolutiva do processo. Embora não tenha sido possível localizar um conceito apropriado do termo Portfólio, adotamos o significado que o educador de Educação Infantil utiliza na sua prática pedagógica, que diz respeito ao registro de trajetória da aprendizagem da criança que se dar através da seleção, ordenação de documentos por ela produzidos, ou documentos externos, como fotos, reportagens, textos, que de algum modo contribuíram com o percurso de sua aprendizagem, colocando em evidência seu patamar de desempenho, as hipóteses que levantou e se os fins que alcançou foram realmente os propostos no inicio do trabalho.
Assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora, onde o professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo sobre a criança, sobre o grupo, sobre a sua prática pedagógica, sobre a instituição.
Portanto, a avaliação é um processo que deve ser incorporado na prática do professor, onde, todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo de revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.


Nenhum comentário: