quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Análise da reportagem: Reforma do currículo escolar da Venezuela propõe eliminar o conceito de mestiço

O governo do presidente Hugo Chávez está elaborando um novo currículo. Os textos do novo currículo que serão entregue a todas as escolas do país venezuelano incluirão muitas modificações em relação ao currículo atual.
A ONG teve acesso a um documento, no qual explica algumas alterações que o tal governo pretende fazer no currículo escolar. No documento, a equipe comandada pelo irmão do preseidente, o ministro Adam Chávez, propõe eliminar o conceito de mestiço, fazendo com que a identidade nacional passasse a ser algo puro.
No início do ano letivo, Chávez ameaçou fechar qualquer escola privada que se negasse a ensinar conforme o novo modelo educativo.
O presidente disse que nem o Estado nem a sociedade podem permitir que os colégios privados façam o que tenham vontade.
Acredito que a proposta do governo de Chávez em relação ao novo currículo não esteja de acordo com os parâmetros curriculares. Pois os novos venezuelanos que o governo pretende formar, mal conhecerão o processo de colonização de seu país.
Outro fator curricular negativo da reforma curricular da Venezuela é que a equipe comandada pelo ministro do Poder Popular, irmão de Chávez, propõe eliminar o conceito de mestiço, fazendo com que a identidade nacional passe a ser algo puro.
Vejo isso como uma violação do conceito de mestiço, pois a identidade nacional será uma determinada origem, quando na realidade é outra.

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