quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TEXTO SOBRE O FILME: O CLUBE DO IMPERADOR


O filme conta a história de um colégio interno de educação tradicional, onde o professor Hundert forma “O Clube do Imperador”, para estudar a história da cultura greco-romana. O professor tenta moldar a personalidade dos alunos, usando os bons exemplos dos personagens da história. O caráter do professor muda quando se depara com o arrogante aluno, Sedgewick Bell, filho de um Senador também arrogante.
O objetivo do professor é transformar meninos em homens com princípios morais, homens de sucesso. O conflito se dá pelo fato de Bell manter um relacionamento com seu pai, em que não havia diálogo nem tão pouco carinho e afetividade. Nesse desafio, o professor acaba, desonestamente, forjando uma classificação em um concurso (Clube do Imperador), desviando-se de seu caráter sério, para tentar aproximar-se do garoto. Percebendo que não consegue mudar o caráter do aluno, o professor começa a refletir quanto a vitórias e derrotas. Esse conflito se torna mais profundo quando se decepciona, ao perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a “esperteza” está presente. Quando chega sua chance de prestigiar o cargo máximo, de diretor, a escolha cai sobre alguém bem mais jovem que ele e que tinha como principal habilidade conseguir dinheiro para sustentar o colégio. Tudo isso, nos mostra que o ser humano será sempre imperfeito. A falta de caráter e a desonestidade existem em todos os lugares e até mesmo pessoas que sempre seguem esses princípios, podem uma hora ou outra, ter algum deslize. Há necessidade, como seres humanos, de nos renovarmos todos os dias.
Pode-se concluir que por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “berço” dado pelas famílias e no decorrer da vida, os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos, bons ou ruins, que recebemos de nossos pais.
O professor honra sua profissão, quando reconhece seus erros. Pois reconhecer os erros é de sábios.

Nenhum comentário: