segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PARADIGMAS por Thomas Kuhn

As discussões sobre a formação das tradições de investigação mostra o forte componente sociológico da teoria da ciência de Kuhn. Foi seguindo esta orientação sociológica que muitos dos seus intérpretes receberam o conceito de paradigma, o mais fundamental da concepção kuhniana de ciência.
Kuhn associou o conceito de paradigma à comunidade de investigação.
Para entender o que Kuhn entende por paradigma, precisamos considerar, pelo menos, três momentos distintos de sua obra, onde este conceito é tematizado. Primeiro Kuhn usou a expressão paradigma com uma multiplicidade de sentidos. Depois, devido às fortes críticas que recebeu, ele reelaborou o conceito dando-lhe menos plasticidade e maior precisão. Mais tarde, ele retomou o assunto para explicitar ainda mais o que considera um paradigma.
No livro em que Kuhn usou a expressão paradigma com uma multiplicidade de sentidos, ele escreveu: “considero paradigmas as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”. O paradigma é aquilo que constitui a própria razão de ser de uma comunidade de investigação, que primeiro recebe e aceita as realizações científicas passadas, para depois ajudar a difundir o conhecimento produzido, levando a diante a tradição. Poderíamos dizer até que esse vínculo cria uma relação autoconstitutiva.
No entender de Kuhn, os paradigmas são aprendidos durante um longo período de formação científica. Normalmente, a formação científica se baseia em livros nos quais são apresentados as grandes e bem sucedidas realizações científicas.
Na tentativa de definir o que entende por paradigma, Kuhn escreve: “um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma.
No livro A Natureza do paradigma, Margaret Masterman, mostrou que a maior fonte de dificuldades estava na multiplicidade de sentidos que Kuhn havia dado ao termo. Analisando uma das obras de Kuhn, onde o conceito de paradigma é tematizado, Masterman encontra vinte e um sentidos diferentes com os quais ele teria identificado a palavra paradigma.
Para Masterman, o sentido sociológico de paradigma é encontrado em quatro momentos da obra de Kuhn, quando ele define paradigma como realização científica universalmente reconhecida, como realização científica concreta, como conjunto de instituições políticas e como decisão judicial aceita. No entanto, resume a autora: o paradigma é um conjunto de hábitos científicos.
O paradigma define, o modo de pensar, de falar e de agir do cientista. É isto o que mais se vincula ao código de funcionamento da comunidade de investigação.
Segundo Masterman, Kuhn usou a expressão paradigma para se referir a algo bem mais concreto. Nesse sentido, o conceito de paradigma é usado na referencia aos manuais ou obras clássicas, às analogias, à gramática, ao baralho de cartyas anômalo, á caixa de ferramentas, á fonte de instrumentos...m
As análises de Masterman foram responsáveis pela reelaboração do conceito, apresentado por Kuhn em seus textos subseqüentes.
Tensatndo esclarecer melhor o que entende por paradigma, agora Kuhn prefere usar a expressão ‘matriz disciplinar’. E explica: disciplinar – porque se refere a uma posse comum aos praticantes de uma disciplina particular; matriz – porque é composta de elementos ordenados de várias espécies, cada um deles exigindo uma determinação mais específica.
Será que com isso, realmente Kuhn conseguiu libertar o conceito de paradigma do vínculo com a comunidade científica?
O fato de ele ter dado maior precisão ao conceito não significa que agora se possa compreender o que é paradigma sem considerar a existência da comunidade. Isso pode ser evidenciado na descrição dos componentes da matriz disciplinar.
Segundo Kuhn, uma matriz disciplinar é composta por quatro elementos principais: as generalizações simbólicas, os modelos, os valores e os exemplares.
Das primeiras anotações de Kuhn até as reconsiderações, o conceito de paradigma inegavelmente ganhou mais clareza e precisão.

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